A China acrescentou à rede 11,4 gigawatts (GW) em novas usinas de energia solar no primeiro semestre de 2019. Com isso a energia solar alcançou 10% da capacidade instalada total do país. Porém, na comparação com o primeiro semestre do ano passado, quando conectou à rede 24 GW, a capacidade foi praticamente metade neste ano.

Esse resultado é consequência da desaceleração do ritmo de aprovação de novos projetos na China, após uma elevação recorde da capacidade em 53 GW em 2017. Na época, o governo chinês preocupava-se com a falta de capacidade na rede para conexão das usinas e com atrasos no pagamento de incentivos à fonte.

Segundo a Associação da Indústria Fotovoltaica da China, apesar do número de novos projetos solares domésticos ter caído, a produção de equipamentos de geração solar na China cresceu 26% no primeiro semestre do ano. A maior parte da produção foi exportada.

De acordo com a Administração Nacional de Energia, agora, a capacidade fotovoltaica total da China é de 185,6 GW, alta de 20% na comparação com mesmo período do ano passado.

*Com informações do site Portal Solar