O deputado estadual e presidente da Frente Parlamentar de Biocombustíveis e Energias Renováveis na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Tovar Correia Lima (PSDB), trabalha para atrair mais incentivos à energia solar fotovoltaica no estado.

Segundo o deputado, chegou a hora de discutir junto ao Governo do Estado, setor privado, academia e sociedade algumas ações, políticas de incentivo, propostas e medidas que podem ser implementadas para que a Paraíba ganhe atratividade e aumente o desenvolvimento de projetos de energias renováveis, para, no final das contas, também gerar emprego e renda na região.

Ele reforçou que as fontes de energias limpas são economicamente viáveis e carregam a grande vantagem de colaborar com a preservação do meio ambiente, gerando emprego, renda e sustentabilidade.

“Temos inúmeras pesquisas e muitos estudos. Não nos faltam matérias-primas, mas precisamos de vontade política, organização e mais consciência ecológica”, disse.

A Paraíba tem hoje 20,3 megawatts operacionais em geração distribuída solar e fotovoltaica, o que representa mais de R$ 120 milhões de investimentos realizados pelo setor e pelos consumidores.

O estado está em sétimo lugar no ranking das usinas de grande porte, com 135 megawatts já contratados, sendo uma parcela dessa potência já operando e outra em construção. Quando todos esses projetos entrarem em operação, serão aproximadamente R$ 660 milhões de investimentos trazidos pelo setor.

*Com informações do site Portal Solar